Compartilhe:

Governo tenta evitar fim do IR na pensão alimentícia



26/01/2016


 

Instituto alega que a Constituição é clara ao incluir a alimentação como um direito social. Governo rebate e sustenta que “simples previsão constitucional” não garante imunidade tributária

 

       

 

Publicado Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2016, às 05:55 | por Congresso em Foco

 

   

 

O governo Dilma Rousseff tenta evitar o fim da incidência do Imposto de Renda nas pensões alimentícias. Na semana passada, a Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), destacando que a cobrança não fere a Constituição.
 

Essa tributação está sendo questionada no STF pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). A entidade alega que o Artigo 6º do texto constitucional afirma que a alimentação é um direito social. Além disso, o instituto sustenta que pensão alimentícia não se configura como um acréscimo patrimonial; base legal da cobrança do IR.
 

Por sua vez, o governo afirma que “a simples previsão constitucional” não é suficiente “para, absurdamente, se deduzir que a Constituição Brasileira teria conferido imunidade de imposto de renda e proventos de qualquer natureza a dinheiro recebido a título de pensão ou alimentos”.
 

“O Imposto de Renda das Pessoas Físicas incide sobre a renda, qualquer que seja o rótulo dado a ela, ou proventos de qualquer natureza, alcançando, incontestavelmente, as quantias recebidas em dinheiro a título de pensão ou alimentos, já que aqui também ocorre o acréscimo patrimonial, qualquer que seja a origem ou a denominação da receita”, argumenta o governo.
 

O ministro Dias Toffoli é o relator da ação e ainda não há previsão de julgamento.




As multas e penalidades ao não cumprimento do eSocial
Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF).
RFB divulga instruções para emissão de Darf Avulso para não fechamento completo da folha eSocial
Dispensa de reconhecimento de firma e de autenticação de cópias é aprovada pelo Senado
CADASTRAMENTO DOS FUNDOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Mídia Marketing - 2012
Setor de Programação