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Valuation - Você sabe quanto vale sua empresa?



11/07/2018


Qual o real valor de sua empresa?

25/06/2018 08:22

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Essa pode ser a grande dúvida de muitos empreendedores, mesmo as empresas com a gestão empresarial em funcionamento, rica controles, ainda padecem de dados para se chegar ao valor da empresa.

A base Contábil é fundamental na definição do valor de uma empresa, porém, outras mais informações são necessárias, além de métodos definidos e validados por estudiosos no assunto.

Com isso deixamos de lado “conceitos” muitas vezes adotados por empresários baseados em informações que nada tem a ver com o real valor da empresa; é muito comum em discussão com alguns empresários, ouvirmos que o valor de sua empresa basea-se em algumas métricas, como as a seguir:

  • Valor do estoque (multiplicado por 5)

 

  • Faturamento total (multiplicado por 10)

 

  • Valor do Patrimônio Líquido (contábil/fiscal)

 

  • entre outros

Apenas para ilustrar, vamos fazer algumas questões que podem jogar em descredito esses “conceitos”:

  • Qual a margem de lucro que os estoques geram na empresa? Qual o tempo de rotatividade dos estoques?  Qual a Margem de Contribuição deixada pelos estoques?
  • O faturamento da empresa cresceu quanto percentualmente nos últimos exercícios? Qual a Margem Líquida deixada pelo Faturamento atual? Qual a capacidade produtiva e ociosa da empresa?
  • O Patrimônio Líquido da empresa, está considerando o Valor Justo dos Ativos (Estoque e Imobilizado)? Considera a capacidade de crescimento real da empresa nos próximos exercícios?

As questões acima, de forma básica demonstra que os “conceitos populares” de valorização de uma empresa, devem ser deixados de lado, e o VALUATION deve ser aplicado, entre outras técnicas o Fluxo de Caixa Descontado deverá ser realizado e nele considerado a capacidade de expansão dos Resultados futuros trazidos a Valor Presente, além de outras ferramentas que agregarão o estudo e definição final do real valor de sua empresa.

O Valuation, pode ser utilizado em negociações de compra e venda de empresas, geralmente contratados pelas partes interessadas para que divergências de conceitos sejam discutidos e o equilíbrio seja ajustado entre comprador e vendedor, mas, hoje também é utilizado para que a gestão possa validar que estratégias estejam resultando conforme o planejado, com isso periodicamente o Valuation passa a ser atualizado.

Vale pensar e colocar essa ferramenta para nortear o real valor que sua empresa tem ou pode vir a ter.




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